arquitetura e interiores . vila leopoldina

Projeto de arquitetura e design de interiores para áreas comuns de edifício localizado na Vila Leopoldina, São Paulo. Os espaços interiores do condomínio apresentavam problema de degradação e subutilização. Para resolver essa questão, elaborou-se projeto de interiores a ser implantado em duas etapas. A primeira, já concluída, previa a remodelação de mobiliário no salão de festas e hall social. A segunda, a ser implantada, sugere a conversão da antiga "casa do zelador" - espaço nunca utilizado pelo condomínio para tal função, e que havia se tornado mero depósito - em áreas de uso comum (sala de ginástica, salão de jogos e brinquedoteca).

 

O edifício possui grande qualidade arquitetônica em termos espaciais. A criação de planos envidraçados possibilita harmoniosa integração entre as áreas externas, dotadas de intenso paisagismo (desenhado, também, por nosso escritório), e áreas internas. O uso de materiais aparentes, como estrutura de concreto e forro de madeira - foram características apreciadas e mantidas por nosso projeto, com a devida manutenção. 

A especificação do mobiliário, entretanto, buscou explorar os mesmos elementos presentes na arquitetura. Para tanto, criou-se paleta de cores neutra, em tons de cinza e preto, que seria o ponto de partida do projeto. Considerou-se que o verde das áreas externas traria o elemento cromático, e a luz, para o interior dos ambientes. Logo, objetos de decoração que trabalhassem os materiais de concreto aparente e madeira foram escolhidos para compor o ambiente.