paisagismo. vila leopoldina

Projeto de paisagismo para edifício residencial localizado na Vila Leopoldina, São Paulo. O edifício encontrado continha linda área ajardinada sem manutenção, e espaços de convívio social externo subutilizados. Por essa razão, optou-se por dividir a obra em duas etapas: primeiro, trabalhamos na revitalização dos jardins e, na sequência, demos andamento ao projeto das áreas externas do edifício. 

No projeto de paisagismo, mantivemos o desenho dos canteiros e das forrações. Em algumas áreas, optamos por ampliar a massa de arbustos, de modo a conferir maior privacidade à piscina e churrasqueira. Trabalhamos com o elemento cromático nas forrações, especificando espécies vegetais que trouxessem folhas coloridas ou flores. Nos fundos do terreno, ampliamos a área ocupada pelos gramados, de modo que as crianças pudessem brincar e correr livremente pelo espaço. 

 

Outra questão enfrentada pelo projeto para áreas externas foi a presença de piscina infantil desativada e sem utilização. Pensamos na conversão desse espaço em espelho d´água com fonte, integrando-o ao projeto do jardim e ao mobiliário da área externa. Os resultados foram notáveis: a área, então abandonada, passou a ser frequentada por moradores e idosos. O espaço sombreado e o barulho da água torna o ambiente agradável para leitura e contemplação. 

A churrasqueira também estava desativada e era alvo de reclamações dos moradores. Indicamos a instalação de gabinetes, possibilitando o aproveitamento do espaço sob a pia. O mobiliário externo, de madeira, inseriu-se harmoniosamente no contexto e possibilitou o reaproveitamento do espaço, em ocasião de eventos ou para o lazer dos moradores.